“Clarisse está trancada no banheiro e faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete, deitada no canto, seus tornozelos sangram...”.
(Música: Clarisse; Autor: Renato Russo)
...e quem a vê desse jeito pensa que dói, mas a dor é menor do que parece. Clarisse decide levantar-se e fazer curativos nos cortes auto-infligidos que um dia será a lembrança de tentar sobrepor uma dor emocional por uma física.
Com os curativos feitos desajeitadamente ela sai a vagar pela rua procurando por um único fio de esperança de que esse mundo inóspito habitado por pragas avassaladoras que são os seres humanos seja um dia sereno e traga a calma que ela merece, após uma vida de tanta decepção e sofrimento.
Clarisse nascera numa família de classe baixa, porém humilde e amável, numa cidade subdesenvolvida do sertão nordestino. Logo aos cinco anos de idade, Clarisse passou por momentos catastróficos e desumanos, condicionados por um ser desprezível que mudaria sua vida para sempre. Ela foi abusada sexualmente por um “amigo” da família inúmeras vezes, assim sua infância inexistente não foi um mar de rosas e sim um inferno construtor de um trauma definitivo em sua psique. Ela não teve coragem de denunciar esse sofrimento para não compartilhar-lo com as pessoas que a amavam. Passado algum tempo, esse sofrimento chegou ao fim dando início a um novo, pois já adolescente Clarisse desenvolvera uma personalidade angustiante sem fé na vida e decidiu isolar-se do mundo e de todos que nele habitam. Desenvolveu também um apreciável gosto pela boa arte encontrando na mesma um pequeno fio de descanso entre os versos de seus escritores favoritos... Porém um dia a arte já não apontava mais uma saída e ela decidiu morrer em si, no alto de um prédio de 30 andares ela pula e numa sensação de pleno voou se auto-condiciona ao grande mistério que é a morte.
(“Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola e esperam que eu cante como antes...Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola, mas um dia eu consigo existir e vou voar pelo caminho mais bonito. Clarisse só tem 14 anos...)
- N.A: A musica Clarisse foi lancada no album "Uma Outra Estacao" da Legiao Urbana. A obra de Renato Russo e dividida em etapas de acordo com o estado mental que o autor se encontrava. Nesse album Renato ja sabia que logo morreria por causa da AIDS, entao ele colocou toda a sua melancolia nesse album. A letra completa da musica e uma obra de arte que fala sobre as maldades que existem no mundo e principalmente quem as sofrem sao as mulheres...espero que esse sofrimento ja nao exista para as geracoes futuras...
Em memoria de Renato Manfredine Junior (R.R)
Nenhum comentário:
Postar um comentário