Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Homem

Para você me educar você precisa me conhecer,

Precisa saber mais da minha vida,

Meu modo de viver e sobreviver;

Conhecer a fundo as coisas nas quais eu creio

e as quais me agarro nos momentos de solidão,

desespero, sofrimento.

Precisa saber e entender

As verdades, as pessoas e fatos, aos quais me agarro

Quando preciso ir além de mim mesmo,

Para você me educar

Precisa me encontrar lá onde eu existo

Quer dizer, no coração das coisas,

Nos mitos e nas lendas, nas cores e movimentos

Nas forças originais e fantásticas,

Na terra, nas estrelas,

Nas forças dos astros, do sol e da chuva.

Para você me educar

Você precisa estar comigo onde eu estou.

Mesmo que você venha de longe e que esteja muito adiante.

Só há um adiante para mim:

Aquele que eu construo e conquisto.

Só há uma forma de construí-lo:

A partir de mim mesmo e do meio em que vivo.

Para você me educar

Precisa compreender a cultura do contexto

Em que se dá meu crescimento.

Pois suas linhas de força são as minhas energias

Suas crenças e expectativas, são as que passam a construir

O meu medo e as minhas esperanças.

A educação que eu necessito

É aquela que faz mais eu

Que desperta, do mistério do meu ser,

As potencialidades adormecidas.

É uma educação que promove minha identidade pessoal.

Eu me educo fazendo cultura e nesse ato de geração cultural,

eu construo minha educação,

Conquisto o meu ser, na relação dialógica

Homem/Natureza.

Autor: Vital Didonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário