Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de julho de 2009

Isso é ANTROPOFAGIA!

Muitos me perguntam, porque eu tenho fixação pelo termo ANTROPOFAGIA. Estudando nessa tarde de segunda-feira, o conteúdo ARTE-EDUCAÇÃO do 4º período de PEDAGOGIA, me deparei com uma explicação que condiz com o termo que tanto dizem que tenho fixação.

Se lambuzem com esses parágrafos que antecedem a explicação de cultura de massa, cultura popular e cultura erudita e em especial a arte contemporânea.

"Muitos artistas eruditos se inspiram em temas populares, enquanto outros fazem referência a produtos da cultura de massa em seus trabalhos. Mas existem ainda artistas que fazem da combinação de culturas uma marca registrada do seu trabalho. O Grupo Galpão, que trabalha com teatro de rua desde sua fundação, em 1982, segue esta linha. Esse grupo mineiro trabalha com um repertório bastante eclético, que inclui comédias e tragédias clássicas, peças de autores contemporâneos consagrados, e também montagens coletivas sobre temas do cotidiano. Mas dentro desta diversidade existe um ponto comum, que é a linguagem popular e circense que caracteriza todas as suas montagens.

Romeu e Julieta é um dos espetáculos de maior sucesso do Galpão. Nesta montagem o grupo, dirigido por Gabriel Vilela, contextualizou a tragédia clássica de Shakespeare usando elementos da cultura popular brasileira. O cenário, os adereços e a música são adaptações do folclore, e a fala do narrador é inspirada na linguagem de Guimarães Rosa e do sertão de Minas. Para traduzir a velocidade dos acontecimentos da história e a angústia e o prazer dos jovens amantes, o grupo usou técnicas circenses. A combinação de uma história universal com elementos da cultura local produziu um resultado poético, capaz de agradar tanto o público heterogêneo da rua como a crítica especializada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário